top of page
flyer.png
Era uma vez um tirano

direção Bete Dorgam 

 

"Era uma vez um tirano” do Grupo Prole de Teatro adapta para os palcos o livro homônimo de Ana Maria Machado, publicado em 1982. Este é o primeiro trabalho para o público infantil, e traz direção de Bete Dorgam.  A peça estreou em São Paulo em novembro de 2018. Foram realizadas temporadas no CCSP(Vergueiro), SESC Santo André, SESC Itaquera, SESC Consolação, Sesc Jundiaí e Sesc Sorocaba. Em 2020 o espetáculo, contemplado pelo Proac 07/2019 " Circulação de espetáculos infanto-juvenil" , a principio realizaria 8 apresentações em 8 cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo. Com a pandemia 7 destas apresentações foram substituídas por criação e exibição de versão online da peça. A ‘peça online’ foi divulgada para escolas das 8 cidades além de nacionalmente. A versão teve mais de 500 visualizações e a equipe artística dialogou via zoom com diversos convidados sobre a montagem. Em 2021, além de algumas apresentações online no primeiro semestre, a peça voltou a fazer apresentações presenciais no mês de outubro no SESI- Tatui e SESI – Votorantim, através do Edital EXTRA Sesi de Cultura. E em 2022, ainda junto ao SESI o espetáculo se apresentou nas cidades São Carlos, Itu, Guarulhos, Osasco, Mogi Guaçu e Araras, todas no interior de São Paulo. Ainda em 2022 realizou 6 apresentações gratuitas em escolas  no XI Festival de Teatro Estudantil em São Roque no interior de São Paulo. Em 2023 a peça realizou 9 apresentações na periferia de São Paulo, capital, junto a Secretaria de Educação nos Céus Parque São Carlos, Tremembé, Vila Curuça, Lajeado, Parque Novo Mundo, Inácio Monteiro, Cantos do Amanhecer, Capão Redondo e Taipas. No final do mesmo ano o projeto foi contemplado pelo 18º Prêmio Zé Renato e fará 24 apresentações nas 5 regiões da capital.

Boca de Ouro de Nelson Rodrigues

direção Flavia Pucci 

 

FIavia Pucci, conhecida intérprete de personagens rodriguianos, dirige montagem do grupo que estreou em 2012, no centenário do dramaturgo. Contemplado pelo Prêmio Funarte Nelson Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico/2012, o espetáculo realizou suas primeiras apresentações no Teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro no final de semana de 18 e 19 de agosto, durante mostra das dezessete peças do dramaturgo junto a FUNARTE.  Depois o espetáculo viajou pelo o interior de São Paulo em parceria com o SESI-SP. Em 2013 a peça realizou temporada no Teatro Aliança Francesa em São Paulo e em 2015 no Espaço da Cia da Revista, também em São Paulo. 

hm.jpg
Homens de Papel de Plínio Marcos

direção Sérgio Audi

 

A montagem do Grupo Prole da peça “Homens de Papel”, uma das obras primas do dramaturgo santista Plínio Marcos realizou temporadas em 2008 no Espaço dos Satyros I, no Teatro Fábrica São Paulo e participou da Mostra Plínio Marcos, no TUSP. Em 2009, ano de homenagens 10 anos da morte do autor, e 2010 o espetáculo ficou em cartaz no Teatro Coletivo, finalizando a temporada de sucesso com apresentação gratuita seguida de debate para os operários da Flaskô fabrica ocupada pelos trabalhadores em Sumaré-SP. A peça reflete a indignação constante e o ceticismo em uma real mudança estrutural, típico de nossa geração que já não tem ideologias para se apoiar e se sente perdida e indefesa contra todo um sistema de exploração e humilhação. A contraposição do desejo de melhoras sociais e da submissão diante de desejos individuais atingidos. A troca da busca por sonhos pela busca da sobrevivência. O homem-social, o homem-animal, o homem-predador, o homem-homem.

bottom of page